Celso Taborda, é cantor solo de canções típicas polonesas. Descendente desta etnia, adquiriu experiência e conhecimento da cultura polonesa através da arte musical,herdada de seu pai que também foi músico com grande experiência e muito requisitado para animação de festas,bailes e especialmente em casamentos típicos poloneses.

Nascido na cidade de Contenda, no Paraná, ensina-nos uma grande lição de amor à música e à cultura de seu povo.

capagrupo

O músico já fez parte de diversos conjuntos musicais. Depois de longa pesquisa a respeito dos costumes poloneses,fundou o grupo “Irmãos Taborda”,com qual gravou em 1985 um disco de músicas gaúchas. Entre elas duas músicas típicas polonesas, a pedido de seu público, sendo as que mais se destacaram no disco.

cdgrupoterrasanta

Depois,com o Grupo “Terra Santa”, de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, participou da gravação de um CD de músicas nativas gauchescas.

Em 1989, Celso Taborda partiu para carreira solo, usando a experiência que adquiriu. Com o objetivo de preservar suas raízes culturais, realizou longas pesquisas para lançar seu primeiro registro histórico da tradição polonesa, um CD com o título “Polskie Wesele”, que em polonês significa “Casamento Polonês”, sendo pioneiro em CD no Brasil. O trabalho reúne as músicas e o ritual do Casamento Polonês.

Dois anos depois lançou o “Vol II”, continuando seu trabalho de preservar e tornar conhecida a cultura polonesa, cujas raízes foram trazidas há mais de 130 anos pelos ancestrais.

Esses  trabalhos  tiveram grandes repercussões no estado do  Paraná,Santa Catarina  e  Rio Grande do Sul, até mesmo fora do Brasil, como na Argentina onde existe um grande contingente de descendentes poloneses.

Com  esses  trabalhos  tornou-se conhecido, como  pioneiro  no estilo e representante da Música Típica Polonesa no Brasil.

Celso Taborda lançou recentemente um novo trabalho com o título “Na trilha dos Imigrantes”, com 13 canções polonesas, sendo uma delas “Bebemos Juntos”, em homenagem a etnia alemã na qual ele conta com a participação de Bruno Neher  do  renomado grupo “Os Três Xirus”, de Porto Alegre.

Na  sequencia  veio o quarto album com o titulo de “Tradição Polonesa “com 12 lindas canções bem  selecionadas  do  cancioneiro  polones.

E agora acaba de brindar seus fãns  e  admiradores  da  musica típica polonesa  com um novo  Cd o volume 5, com o título :“Música  polonesa  Com  Jeitinho  Brasileiro que conta com um repertorio bem diversificado, sobre o repertório escolhido gostaria fazer alguns comentários, fazem parte vários convidados bem como a participação na voz feminina  de” Eliane Mazur “na musica (de quem é esse cavalinho), a musica (11) Estropiado conta com a participação do dramaturgo “Izidório Duppa “ o humor sadio e muito descontraído   valorizando  o talento desse artista  araucariense que ja é destaque no  estado  e a faixa 12 conta com a participação de uma dupla Caipira muito engraçada “Izidório DuPPa  &  Jakubowski” e ainda para aqueles que são admiradores  da musica de violino temos uma  participação marcante na musica 13Xotes do Tio Tonicosolo de violino pelo seu  tio  “Antonio  Wenceslau  Taborda “como convidado especial e que infelizmente faleceu  mesmo  antes da chegada deste CD. Sobre a  Faixa 14 é o  play Back da musica 3, atendendo a pedidos  para ser cantado nas igrejas por ser uma musica  de carater  religioso, uma homenagem  a “Nossa  Senhora  de Monte Claro”  padroeira da Polônia  a faixa 3 está com a voz , e a faixa 14 somente com a orquestra,  você  faz uma xerox ampliada ,da letra da musica 3 e canta com a faixa 14, também as faixas que merecem  alguns comentarios são as faixas 8  e  9  que ao ouvir o som do violino e da requinta nos remete a um  passado saudoso dos velhos tempos, quando era assim que se tocava em festas dos casamentos polonês  da região, portanto, tem também no seu encarte a partitura para os músicos iniciante que desejam aprender a tocar da forma correta as musicas aqui gravadas e  as letras de cada musica escritas em polonês  você que ja adquiriu toda a coleção de albuns, do Celso Taborda coloque aqui sua sugestão a qual pra nós será  de  muita importancia e será analisada cuidadosamente para futuros trabalhos .

Celso Taborda  hoje percorre o Brasil, divulgando estes trabalhos e valorizando a verdadeira música típica polonesa na sua simplicidade.

Como sabemos, em nosso país existem descendentes de todas as origens em cada município e todo o municipio tem em seu calendário de datas festivas, entre elas  a  comemoração da emancipação política, ou seja, o aniversário do município. E assim, como  sugestão ao chefe do executivo  e  ao secretário responsável  pela pasta das atividades culturais de cada cidade, ao realizar um evento desta natureza, fosse lembrado também de cada segmento étnico cultural, homenageando-os através das músicas típicas de sua origem,canções estas, trazidas pelos ancestrais que muito contribuíram para a construção dessa cidade e deste país.

Ao se tratar de descendência polonesa, nada melhor que  Celso Taborda com baile e show polonês, cantando seus grandes  sucessos.