História

História

Celso Taborda é músico e cantor solo de canções típicas polonesas. Descendente desta etnia adquiriu experiência e conhecimento da cultura polonesa através da arte musical, herdada de seu pai que também foi musico de grande experiência e muito requisitado para animação de festas, bailes e especialmente em casamentos típicos poloneses.
Nascido na cidade de Contenda, no Paraná, ensina-nos uma grande lição de amor à música e à cultura de seu povo.
O músico já fez parte de diversos conjuntos musicais. Depois de longa pesquisa a respeito dos costumes poloneses, fundou o grupo “Irmãos Taborda”, com qual gravou em 1985 um disco de músicas gaúchas, entre elas duas músicas típicas polonesas, a pedido de seu público sendo as que mais se destacaram no disco.

capagrupo

Depois, com o Grupo “Terra Santa”, de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, participou da gravação de um CD de músicas nativas gauchescas.

cdgrupoterrasanta (2)
Em 1989, Celso Taborda partiu para carreira solo, usando a experiência que adquiriu. Com o objetivo de preservar suas raízes culturais realizou longas pesquisas para lançar seu primeiro registro histórico da tradição polonesa, um CD com o título “PolskieWesele”, que em polonês significa“Casamento Polonês”, sendo pioneiro em CD no Brasil. O trabalho reúne as músicas e o ritual do Casamento Polonês.
Dois anos depois lançou o “Vol II”, continuando seu trabalho de preservar e tornar conhecida a cultura polonesa, cujas raízes foram trazidas há mais de 130 anos pelos ancestrais.
Esses trabalhos tiveram grandes repercussões no estado do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, até mesmo fora do Brasil, como na Argentina onde existe um grande contingente de descendentes poloneses.
Com esses trabalhos tornou-se conhecido, como pioneiro no estilo, e representante da Música Típica Polonesa no Brasil.
Celso Taborda lançou no seu terceiro trabalho com o título “Na Trilha dos Imigrantes”, com 13 canções polonesas, sendo uma delas“Bebemos Juntos”, uma homenagem à etnia alemã na qual ele conta com a participação de Bruno Neher do renomado Grupo “Os Três Xirus”, de Porto Alegre.e depois vieram o vol IV, com titulo de “Tradição Polonesa” e agora o mais novo trabalho o vol. V com o título, musica polonesa “Com jeitinho Brasileiro”
Hoje viaja pelo Brasil, divulgando seus trabalhos e mostrando a verdadeira música Típica Polonesa.

Ao se tratar de descendência polonesa, nada melhor que Celso Taborda com Baile e Show Polonês, cantando seus grandes sucessos.